terça-feira, 18 de setembro de 2007

É Chique falar português - por Márcio Maia


A partir de 2008 teremos mudança em nossa lingua portuguesa. Dizem os gramáticos e estudiosos que o motivo é para facilitar a interação entre outros países. Haverá mudanças no acento agudo e circunflexo. Também mudanças no hifém e no trema.
Acho que vai ser bom. As vezes até acho que complicaram demais a nossa gramática.
Mas, será que esses pontos, acentos, traços e regras prejudicam nossa comunicação? Passaremos a falar melhor a medida que eliminamos os circunflexos e os tremas?
Na verdade, o que pode melhorar em muito nossa comunicação é pensar bem nas palavras que iremos expor. Falar com clareza e com um português usual é muito necessário e eficáz.
O que vemos hoje é muitas gírias e fonografia (palavrões). Certas frases usadas comumente por nossos jovens os substantivos e adijetivos são "esmagadas" por expressões grosseiras, de mal gosto e sem respeito. Isso sim é um verdadeiro desrrespeito a nossa lígua.
Mudanças na gramática é fundamental mas, mudanças de comportamento social e nas expressões sociais é imprescidível.
*Para mais informações sobre o tema, click no título.

3 comentários:

Unknown disse...

Mudar uma língua para melhorar as coisas para os estrangeiros não é nada novo. Vale lembrar que o latim sofreu mudanças na boca dos estrangeiros e classes menos favorecidas, virou "latim vulgar" e daí apareceu o português, ou melhor, se transformou. Mas como não falamos o português, vamos nos contentar com o nosso brasileirês...

Beatriz Aloise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Aloise disse...

Às vezes eu penso que a Língua Portuguesa é a mais difícil do planeta. Creio que em país nenhum do mundo se repete o que acontece aqui no Brasil, especialmente em Pernambuco: são raríssimas as pessoas que sabem falar e escrever Português, que verdadeiramente dominam a Língua pátria. O que se vê em geral são erros grosseiros de grafia, concordância verbal ou nominal, pontuação, vocabulário paupérrimo. E não estou falando de gírias ou de linguagem vulgar - os "famosos palavrões". As pessoas de nossa terra não sabem expressar-se. Isso sem contar a pobreza dos textos, das redações. Na internet, então, nem se fala. É onde fica explícita toda a fragilidade do aprendizado da nossa Língua pátria. Tudo bem que ninguém precisa ser escritor, mas para quem quer escrever, conhecer e dominar a Língua é essencial. É risível essa história de alterar a gramática para facilitar a comunicação "globalizada". Se o povo soubesse ler-escrever-falar já seria muito útil à comunicação. Somos um país de analfabetos funcionais. Um horror!