quinta-feira, 26 de junho de 2008

Minha lata de sardinhas - por Márcio Maia


Esta semana eu andei de metrô. Sim, fazia algum tempo que eu não pegava esse tipo de transporte em horário de pico. Mas, confesso que fiquei extremamente absorto com um fato que presenciei e até involuntáriamente participei.
O fato é que o tal metrô estava bastante lotado. Muita gente e, cada estação mais pessoas entravam nos vagões. Em um determinado momento, numa estação de grande fluxo, acredito que foi estação Barro, começou-se um grande "empurra - empurra". Sim, era incrível o tumulto das pessoas. Mas parecia um "baile fank", "uma saída de estádio de futebol" ou, sei lá o quê!...
Eu, estava sendo levado de um lado para o outro involuntariamente. Confesso que no momento, eu não sabia o que estava acontecendo. O tumulto naquele vagão era total. Eu não conseguia saber o porque daquilo pois, eu não via ninguém sair ou entrar, apenas empurra - empurra.
O metrô de Recife na minha opinião está virando uma bagunça em certas estações e em certo horário.
Em Joana Bezerra são os assaltos e tumultos. Em Afogados, duas ou três filas para subir em um mesmo ônibus. Além disso, excesso de camelôs, mendigos e garotos perambulando.
Acho que precisamos de transporte de qualidade. Não apenas de transporte. Transporte com segurança e respeito ao cidadão.
Além disso, algumas pessoas quando saem de suas casa, não trazem consigo a gentileza, a educação e os bons modos. Alguns talvez nem sabem o que são isso.

Um comentário:

Beatriz Aloise disse...

Às vezes ando de metrô e acho particularmente hor-rí-vel. Identifico todas essas mazelas que vc identificou e concordo com suas conclusões. Não sei como está em São Paulo. Fazem muitos anos que fui lá e também era hor-rí-vel. Mas por que a gente tem de copiar o que é ruim, não é mesmo? Por que não damos um exemplo de como pode ser melhor?