sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Uma boa gargalhada...


Semana Santa, o sujeito no maior porre na porta de um boteco vê a proscissão passando, carregando uma Santa num andor todo verde e rosa, e berra:
- Olha a Mangueira aí, gente!
Enfezado, o padre vira-se para o bêbado e esbraveja:
- Mas que falta de respeito, seu excomungado! Sai fora!
Nem bem acabou de falar, a Santa bate num galho de uma mangueira, cai e se espatifa no chão.
E o bêbado:
- Viu! Bem que eu avisei!

29 de fevereiro. Quando faço aniversário? - Por Márcio Maia


O Brasil vive um momento diferente. Agora muita gente tá vivendo mais. é comum as pessoas agora tá chegando aos 80, 90 e até 100 anos de idade.
Sendo hoje 29 de fevereiro, aproveito essa data para expressar um pensamento meu:
Que todo mundo quer viver mais isso todo mundo sabe. Que ninguém quer ter cara de velho isso todo mundo também sabe. Muitos somente querem parecer velhos se for para se aposentar, receber benefícios do governo, fica na fila preferêncial ou pegar acento preferêncial nos ônibus. Fora isso, todos fazem de tudo para parecer muito mais novo do que é. As mulheres se enchem de maquiagem, colocam sapatos bem altos e deixam as sobrancelhas bem fininhas. Os homens, se vestem como boyzinhos, colocam aparelhos nos dentes e pircings. As vezes, observo que se preocupam tanta com essas caracteristicas artificiais que até se esqueçem de praticar exercícios físicos e olhar para a barriga e vêr os seus pneuzinhos salientes. Quem nasceu no dia 29 de fevereiro, acho que levam uma certa vantagem sobre o tempo. Será?...
Na minha opinião, chegar aos 70, 80, ou 100 anos com vigor e saúde dependerá em muito do estilo de vida que vivemos hoje. Cervejas, cigarros, sedentarismo isso somente faz com que as "pelancas" apareças bem mais rápido.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Meu lixo dá lucro - por Márcio Maia


As vezes você já ficou pensando como proceder para se desfazer do seu lixo doméstico? Já ficou com a embalagem de pipoca ou palito de picolé nas mãos e não visualiza um lixeiro por perto?
Seus problemas acabaram!!!...
A CELPE - Companhia Eletrica de Pernambuco - resolveu lançar a campanha que trocará lixo por descontos em sua conta de energia eletrica. Gostou desta idéia?
Então, vamos preparando os saquinhos de lixo e ir até o posto de trocas. Acredito que muitos voltarão com suas contas totalmente quitadas pois Recife tá cheia de lixo por todos os lugares.
Acho que desta vez nossa cidade vai ficar limpa.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Engraçado - O assaltante


O assaltante aborda o Manoel no meio da rua.
- Pare! - grita.
- Impare! - grita de volta o Manoel estendendo três dedos.
- Mas eu estou te roubando! - explica o assaltante.
- Então não brinco mais! ...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Madeirada neles - por Márcio Maia


Ontem pela tv ví uma ação da Policia Federal e outras entidades numa cidadezinha no Pará com a finalidade de coibir o desmatamento ilegal da Amazônia.
Fiquei bastante espantado com o aparato policial e governamental para tal operação.
Daí eu digo:"Quisera que sempre fosse assim!"
Eu, fico espantado com o que acontece naquele lado do Brasil. Há verdadeiramente um descaso com a Natureza. Parece reinar a ilegalidade e a falta de conciência. O caso é deplorável. Madereiros, empresários, sindicalistas e muita gente envolvida na degradação da floresta. Não podemos ficar parados. Temos que lançar uma ação energica. Com força e boa vontade de fazer a lei ser comprida.
Se há pobreza e não há emprego na região, tem que se criar um plano para a região e "freiar" a ação devastadora da Amazônia.
Tá na hora de se fazer as coisas diferente. Basta de tanta parcialidade e conivência.
*Para lêr mais sobre o assunto, clique no título.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Um olhar sobre Cuba - por Márcio Maia


O que será de Cuba sem Fidel? E, o que seria de Cuba sem Fidel?
Será que o desenvolvimento econômico e social de Cuba seria bem melhor ou pior do que hoje?
Eu admiro o Fidel Castro. Ele é um marco na história e acredito que em certas situações ele deve ter lutado por uma boa causa. Mas, acho que ao longo do tempo talvez o grande Fidel perdeu o foco de seus ideais e começou somente a afrontar os EUA e esqueceu principalmente de seu povo.
Na verdade, o Socialismo “faliu”. Caiu em decadência e, junto com ele seus principais líderes.
Precisamos pensar agora é em Cuba e sua população. Um país caribenho com um grande potencial turístico e que por 50 anos ficou de charutos e propagandas políticas disfarçadas de esporte e medicina.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lamentações da Tropa – por Márcio Maia


Tropa de Elite foi sem dúvidas o filme nacional mais comentado e assistido em 2007. Eu vi o filme e digo que foi um bom filme. Na minha opinião retrata uma realidade clara e nítida da situação e violência do Rio de Janeiro e Nacional. Acho que o filme agradou e recebeu muitos elogios por muitos de nós. Mas, o filme “Tropa de Elite” parece que não anda agradando o público estrangeiro. Em alguns paises o filme tem sido criticado com facista. Muito críticos não vêem o filme com “bons olhos” e por isso o filme ainda não tem recebido a atenções que muito esperavam.
O filme ainda estreará nos EUA e na Europa. Veremos lá quais opiniões serão levantadas.
Eu gostei do filme. Apenas acho que houve certos exageros para se passar ao público. Deveria na minha concepção haver mais cautelas nas expressões e excessos de “palavrões”. Ainda prefiro “Central do Brasil”, “Caminhando para as estrelas” e “Lisbela e o prisioneiro”.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Nadando em outras águas - por Márcio Maia


As revelações da nadadora Joana Maranhão estão causando muitas perguntas e dúvidas entre todos. Essa modalidade de somente revelar acontecimentos anos mais tarde, até que ponto é fundamental? Até que ponto é menos importante? De modalidades esportivas a Joana Maranhão deve entender muito bem. É detentora de muitos bons resultados no esporte mas, com respeito a essa sua postura de denuncia de abuso sexual, parece que ela tardou muito. "Ficou bem lá para trás". Sim, teve "peito" para enfrentar as situações e resolveu abrir a boca mas, levou tempo demais para entender que neste casos assim como no esporte, tempo é prioridade.
Mas, fica a lição. Os pais, jamais devem deixar seus filhos sem os mais minunciosos cuidados. Descuido e excesso de confiança pode causar damos inrreparáveis.
Eu, geralmente digo: "No mundo em que vivemos, temos que desconfiar até de nossas sombras"

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O tempo do Brasil foi roubado – por Márcio Maia


Fim do horário de verão. Gostou? Não gostou?
Certo é que o governo já admitiu que a economia não foi a esperada. Será que esse negócio de se mexer até em nosso tempo está com os dias contados?
Eu não gosto desse negócio. Não acho que é por aí que deve se buscar economias em nosso País. Há muitos e muitos mais mecanismos para se desenvolver na população o senso de economizar. Precisamos entender que há muitos mais transtornos para a sociedade quando ele por exemplo, precisa sair às escuras para ir ao trabalho, escola e compromissos no inicio do dia. Se o problema é geração e economia de energia, o negócio são investimentos, fontes alternativas e talvez um programa de conscientização da população para a redução de gastos. Há também muita gente sem energia e, muitos que a usam de maneira clandestina. Acho que não é roubando nosso tempo que teremos mais energia. Ações e novas políticas poderão ser a solução.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A performance do “Mão Santa” – por Márcio Maia


Sábado passado (16), o atleta Oscar Schmidt completou 50 anos de idade. Resolvi dedicar parte neste meu Blog para homenagear um dos maiores atletas de nossa época e, por quem eu o tenho como um herói nacional. Na minha opinião Oscar Schmidt, além de ser um atleta com marcas e recordes que ficarão na história vemos que ao longo do tempo ele conseguiu demonstrar um caráter e personalidade que faz jus aos seus grandes resultados dentro de quadra. Trata-se de um indivíduo que aliou a performance esportista com o caráter de voltado para a boa conduta e a sentimentos emotivos.
Certo é que: Não basta apenas ter aptidões e máxima desenvoltura esportista e física. O ideal seria que nossos atletas fossem acima de tudo além de um exemplo de superações físicas fosse um influenciador de boas condutas. Oscar Schmidt parece que conseguiu desenvolver uma “mão santa” em sua carreira. Ele ficará com aquele atleta que deixou os melhores resultados para serem copiados e seguidos.
*Clique no título para acessar site oficial do atleta.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A contusão do atleta - por Márcio Maia


Mais um casamento de celebridade termina em separação. Não fosse o casamento de Pelé, esse seria apenas mais um nos tantos que são noticiados a cada dia.
Mas, assim com o de Pelé e Assíria, parece que o ponto crucial que levam muitos casais a tal crise são os mesmos. Muitos dão tanta atenção aos seus "projetos" e literalmente esqueçem da vida conjungal e suas diversas atribuições.
Acho que muito se precisa saber sobre casamento. Quando uma das partes, ou as duas partes seguem em sentidos diferentes, é provavel que não se encontrarão.
Outra coisa que parece ser excencial, é o tempo. Carreira, profissão, negócios, estatus. Essas coisas na minha opinião, por incrivel que possa parecer, deverá estar em segundo plano.
Casou-se!?... Então: Seja ciente das atribuições e tudo que será necessário para se fortalecer e cativar o relacionamento. É vida à dois. Já não são mais um.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Adaptações no mercado de emprego

Diante da grande e acirrada procura para se incluir no mercado formal de trabalho, muito tem tem procurado se adequar as diversas e inusitadas funções. A personalização dos currículos tem chegado ao extremo.

* Especialista em Marketing Impresso (boy da xerox)
* Supervisor Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (faxineiro)
* Oficial Coordenador de Movimentação Interna (porteiro)
* Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia)
* Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus)
* Distribuidor de Recursos Humanos VIP (motorista de táxi)
* Distribuidor Interno de Recursos Humanos (Ascensorista)
* Diretora de Saneamento de Áreas (a tia que limpa o banheiro)
* Especialista em Logística de Energia Combustível (frentista)
* Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (peão de obra)
* Segundo Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (ajudante de pedreiro)
* Especialista em Logística de Documentos (office-boy)
* Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy)
* Consultor de Assuntos Gerais e Não Específicos (vidente)
* Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho nas esquinas)
* Especialista em Logística de Alimentos (garçom)
* Coordenador de Fluxo de Artigos Esportivos (gandula)
* Distribuidor de Produtos Alternativos de Alta Rotatividade (camelô)
* Técnico Saneador de Vias Publicas (gari)
* Técnico em Redistribuição de Renda (ladrão)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A primeira nota escolar - por Márcio Maia


Esta semana e muitos lugares do Brasil começou o ano letivo. A volta as aulas. É o momento de muitas observações.
Vamos lá:
1. O que verdadeiramente deve ser de incentivo para os jovens buscarem às escolas?
2. Como andam as condições das escolas nos bairros, centros e interiores?
3. E os professores? Prontos para atenderem as diversas categorias de alunos?
4. Quanto os Governos e prefeituras estão investindo para este setor?
5. As avaliações, pesquisas e acompanhamentos dos jovens e seus rendimentos estão sendo levados em conta?
Resumo:
Se é que se diz que o futuro desse País estar na Educação, então temos que observar pontos importantes. Os alunos e professores tem que ter incentivos. Tem que se promover ambientes satisfatórios e personalizados para atender as diversas necessidades de nossa sociedade. Educar com visão. O profissionalismos e a formação de carater e personalidade deve ser o enfoque principal. Merenda, carteiras e professor com salários de R$ 300,00 não trará os resultados esperados.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Nossa lingua portuguesa merece atenção

Você sabe o que é Tautologia?

Tautologia: É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem.
Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras
diferentes, mas com o mesmo sentido.

O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'.
Mas há outros, como pode-se ver na lista a seguir:

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exata
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- superávit positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto
- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planejar antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito.

Note que todas essas repetições são dispensáveis.

Por exemplo, 'surpresa inesperada'.
Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não.
Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias.
Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.
Verifique se não está caindo nesta armadilha.

Gostou?

Comédia - Piada do aluno burro

Irritado com seus alunos, o professor lança um desafio.
- Aquele que se julgar burro, faça o favor de ficar em pé.
Todo mundo continua sentado, no mais completo silêncio. Alguns minutos depois, o melhor aluno da
classe levanta-se.
- Quer dizer que você se acha burro? - pergunta o professor, indignado.
- Bem, pra dizer a verdade, não! Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, em pé, sozinho

Ainda falando sobre Carnaval - por Márcio Maia


Ainda falando sobre Carnaval.
Para os que acompanharam os festevos de carnaval, há muitas opiniões formadas sobre esses dias de festa.
Eu, não sou fulião. Não brinco carnaval mas gostaria de dá minha opinião quanto ao assunto:
Certo é que observei uma grande festa. Disso eu não posso negar. Foram dias de alegria entre as pessoas, ricos e pobres brincando juntos, fantasias criativas e por um momento, esqueceu-se dos problemas. É claro, que a violência e muitas coisas aparecem para tirar o brilho de festividades como essa.
Acho, na minha opinião, que se por acaso existisse menos bebidas alcoolicas, drogas e coisas do gênero, esta com certeza seria uma festa de bons sentimentos e confraternização entre todos.
Ví, muita gente brincando sadiamente. Ví pessoas pulando e crianças agraciando. No Recife Antigo, era comum ver boas cenas de um bom e prazeroso carnaval de boas pessoas e famílias.