segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AONDE SEUS AMIGOS O LEVARÃO - A Liahona fev/2011

Isso já aconteceu com você? Você está na Igreja ouvindo o orador quando, de repente, ouve um forte barulho no telhado. Para sua grande surpresa, o teto se abre, revelando um céu azul radiante e o rosto de quatro homens observando lá do alto a congregação. Logo em seguida, eles baixam uma maca com outro homem e o põem no chão da capela.

Já presenciou isso antes? É bem provável que não. Mas algo semelhante aconteceu durante o ministério do Salvador.
Uma Cura Milagrosa
“E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico” em Lucas 5:18, “e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante [de Jesus]”. O único problema era que eles não conseguiam fazer o amigo doente entrar porque a casa estava lotada! Até mesmo as portas estavam bloqueadas pela multidão, de modo que era impossível entrar.

Naquelas circunstâncias, os amigos poderiam ter desistido e ido para casa. Mas não foram. Podemos até tentar imaginar a conversa: “O que devemos fazer?” pergunta um deles. “Tenho uma ideia”, diz outro. “Vamos subir no telhado do edifício, fazer uma abertura no teto e abaixá-lo até o chão!” Também podemos imaginar o homem enfermo naquele momento ouvindo aqueles planos inusitados e dizendo: “Vocês pretendem fazer o quê?”

A história continua:
“Subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.
E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados” (Lucas 5:19–20).
Os escribas e fariseus acharam isso uma blasfêmia, então Jesus respondeu:
“Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralí¬tico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa” (Lucas 5:23–24).

A história termina com chave de ouro:
“E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.
E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos pro¬dígios” (Lucas 5:25–26).

Caso Se Sinta Espiritualmente Fraco
Talvez você nunca tenha testemunhado um acontecimento parecido, mas há várias maneiras de aplicar essa história a sua vida. Você pode colocar-se no lugar do homem enfermo. Suponhamos que esteja fraco — não física, mas espiritualmente. Aonde seus amigos o leva¬rão? Talvez haja uma festa, um filme ou outra atividade e você não tenha poder de decisão — aonde eles o levarão? Essa história nos ensina uma lição maravilhosa: pode chegar um dia em que você não estará tão forte quanto deveria. Nesse momento, sua escolha de amigos será fundamental. Escolha amigos que o levem a Cristo. Ter amigos que sempre o elevarão é uma bênção inestimável.

Que Tipo de Amigo Você É?
Mas há outro enfoque possível para essa escritura. Ponha-se no lugar dos amigos. Que tipo de amigo você é? Embora tenha sido o Salvador que curou e perdoou o homem, os amigos também são dignos de nota. Eles amavam seu amigo e queriam ajudá-lo. Não desistiram nem voltaram para casa quando as coisas ficaram difíceis. Imagine a alegria que devem ter sentido quando olharam do alto do telhado e viram o amigo pegar a cama e sair andando! Esta é outra lição: Seja o tipo de amigo que leva as pessoas a Cristo. Aqueles amigos eram corajosos, persistentes e até mesmo criativos. Em cada palavra, gesto e escolha podemos levar as pessoas ao Salvador, que pode nos curar não só fisicamente, mas tam¬bém espiritualmente. ◼

A Liahona FEV/2011 PÁG.: 52

Nenhum comentário: