quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A casa da mãe Joana Bezerra - por Márcio Maia


Veja só os problemas que foram provocados com a iniciativa da prefeitura de retirar os ambulantes da Estação do Metrô Joana Bezerra. Eu bem que sabia que isso um dia iria acontecer. Que no dia em que fosse tirar aquelas pessoas dalí, logo iria haver bastantes problemas. E, foi isso que aconteceu.
Vejamos alguns pontos a ponderar:
Porque será que a prefeitura, Dircon, Emtu ou sei lá quem, não viu esse problema logo assim que começou?
Por que será que é preciso tanto tempo para se tomar uma iniciativa?
Por que aqui em Recife se faz "vista grossa" para os problemas sociais?
É claro, que se assim que aquelas famílias, pessoas, ambulantes, camelôs fossem se instalando naquela localidade, de imediato fosse tomado alguma iniciativa, não teríamos o tumulto e problemas que assistimos essa semana. Se víssemos isso logo no inicio, a visão da coisa na minha opinião era bem diferente. No inicio, poderíamos dizer com bastante clareza que o ambulantes estavam errados mas, agora acho que a prefeitura está mais errada. O descaso muitas vezes tem cegado os responsáveis. Ou será que muitos não querem enxergar o que está a sua frente?
Que as famílias precisam ganhar seus sustento, isso é bastante claro. Agora, nem a prefeitura ajuda as famílias para proverem seus sustento nem os direcionam para melhores condições. Esse negócio de tirar o pessoa na força não é estrategicamente e socialmente aceitável. Precisamos ver melhor os problemas de nossa cidade. Precisamos ter os olhos bem mais abertos para os nossos problemas sociais. A Estação Joana Bezerra é apenas um dos descasos dos muitos existentes em nossa cidade.

Nenhum comentário: