sexta-feira, 23 de maio de 2008

Há espaço para todos - por Márcio Maia


Observei que esta semana vem havendo uma mobilização por parte de entidades e da prefeitura para procurar focos do mosquito da Dengue nos edifícios e moradias abandonadas no Centro da Cidade.
Sobre moradias e prédios abandonados tenho um comentário a fazer. Confesso que fico surpreso com a quantidade de espaço abandonados em nossa cidade. Somente aqui no centro do Recife, são centenas e centenas de prédios, casarões e residências "jogada às traças e baratas". Nos Bairros, o quadro é o mesmo. Muitas dessas moradias não somente servem com depósito de lixo e foco de epidemias como também são lugares que oferecem vários tipos de riscos, desde a esconderijos para viciados e mendigos até risco de desabamento e outros males.
O que mais me intriga nisso tudo é que em nosso País, em nosso Estado, ou seja lá onde for, há um déficit de moradia extrema. Há muita gente precisando de um abrigo para sua família e filhos. Há "sem-terras, sem-casa, sem-tudo..." neste País e, isso não tem sido questão de qualquer tipo de comentário ou articulação por parte de políticos e da sociedade.
Daí vão as perguntas: Por que tantos prédios abandonados? Por que tantas casa nos diversos bairros servindo de depósito de lixo e no completo abandono? Por que os proprietários literalmente esqueçem esses imóveis?
Será que não poderia haver alguma espécie de incentivo fiscal, social ou seja lá o que for para estimular as ocupações e recuperação destes imóveis?
Será que falta idéias para esse tipo de problema? Eu vejo inúmeras idéias para estimular e revitalizar nossa cidade, dando lugar pra muita gente morar e, talvez movimentar o empreendedorismo.

Nenhum comentário: