terça-feira, 30 de março de 2010

O poder do Estudo


QUANDO SE TEM DOUTORADO

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum Linneu, 1758, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera, Linneu, 1758. No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

QUANDO SE TEM MESTRADO

A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo.Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO

O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.

QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO

Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL

Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.

QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO

Rapadura é doce, mas não é mole, não!!!

sábado, 20 de março de 2010

Uma fatia do bolo de Recife - por Márcio Maia


Um comentário neste aniversário de Recife. Para quem não sabe, sou um verdadeiramente um apaixonado pela cidade de Recife. Gosto muito de minha cidade. A História, os monumentos e sua geografia. Não me chamem de louco se acaso me verem olhando e apreciando os monumentos e pontes como quem nunca andara pela cidade antes! Mas, será que isso basta para se gostar e amar uma cidade?
Recife, assim como muitas outras cidades neste mundo afora, sofre de várias “mazelas” oriundas de fatores políticos, econômicos e sociais. Mas, parecem muito mais descasos do que mesmo resquícios do passado.
Aproveito esse espaço para expressar meus sentimos pela minha querida cidade e, pela minha indignação perante os males que acobertam suas ruas, praças, pontes e monumentos.
Eu, ainda creio que Recife tem muito e muito mais a “doar” para seu povo e àqueles que vêm aqui em busca de entretenimento e cultura.
Potencial , temos, e muito, porém, isso não é suficiente para abrilhantar nossa cidade.
Turistas!? Eles estão em toda parte. Eles estão todos os dias em nossas praias e no Marco Zero. Vejo isso o tempo todo. Eles gostam da Rua do Bom Jesus e do paraíso das praias do Nordeste. Mas, como anda nossa infra – estruturas? A limpeza de nossa cidade? Eles não são bobos. Eles devem sentir o descaso que existe.
Já observaram a “bagunça” de feirantes e camelôs no centro do Recife? Mocambos, frutas nas ruas e mendigos por tudo que é lado. Muitos deficientes mentais, velhos e crianças perambulando de um lado para o outro. E a praça do diário repleta de meretrizes e vagabundos dormindo pelas calçadas? Será que estão cegos? Ninguém ver isso. A prefeitura é logo ali do lado. Por favor, não se façam de “vista grossa para os problemas”! Nossa cidade merece respeito! Não nos matem de vergonha! Vamos ter mais amor por nossa história!