quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tinha uma terceira pessoa - por Márcio Maia


Nunca foi tão usado esse negócio de terceira pessoa. Se essa moda pega! Se tudo que dissermos alegarmos que houve uma terceira pessoa envolvida, as coisas ficarão grandemente complicada. Não estou falando da 3ª pessoa pronominal. Estou tentando dizer que mais do que nunca somos dependentes de outras pessoas para fazer ou mesmo confessar que não fizemos algo. Pelo menos é isso que é a tônica do momento.
Dizem que" um é pouco, dois é bom mas três é demais" Será que isso ainda é válido nos dias de hoje?
Quisera nós que essa suposta união ou sinergia consistisse basicamente em construtivismos e boas ações, e não para nos amparar em erros, falhas e crimes.
"A união faz a força"
Que nos unamos para prover o melhor. Não para justificar erros e desonestidade.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Esquecí de você - por Márcio Maia


Eu sou de Recife - Pernambuco. Nunca fui no Amazonas e, assim como muitos brasileiros, o que sabemos de lá é praticamente pela mídia, livros, Jornais e comentários diversos. Mas, será que é preciso irmos lá no Amazonas para sabermos ou imaginarmos como deve ser a situação por lá? Essa questão de desmatamento, conflitos nas fronteiras, índios, fazendeiros e garimpeiros, e essas enxurradas de ONG´s? Não! Não é preciso. Esses são alguns dos problemas do Brasil e, se esses são alguns dos problemas nas grandes capitais imaginemos só lá para aquelas bandas do Brasil?
Será que eu, um "pobre" Recifense sei destas coisas e, as nossas autoridades governamentais não sabem?
O Brasil daquele lado tá sendo vendido. Tá sendo corroído. Tá sendo roubado.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dinheiro de açúcar - por Márcio Maia


Acabei de passar alí pelas ruas do centro da cidade e fiquei espantando com tanta gente preenchendo propostas para cartões de crédito. Mais parecia formigas ao redor de um pirolito no chão. O tal "dinheiro de plástico" tá virando "dinheiro de açúcar". Todos correm atrás deles e todos estão lhes oferecendo. Em cada esquina tem uma moça com um sorriso cativador querendo lhe arrastar para o "buraco" das dívidas.
O mesmo acontece com as financeiras. Empréstimos para aposentados e pensionistas agora é "febre". Os pobres velhinhos são abordados como um "cheira - cola" aborda uma vítima para lhe tomar a carteira.
Todos correndo atrás de um suposto dinheiro fácil. Um dinheiro de açúcar que no final das contas é mais amargo do que giló.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Um vôo após a missa - por Márcio Maia


Imaginemos só se todos os Padres do mundo resolvessem após a missa irem para os céus? Como talvez isso não seja uma coisa assim tão fácil pois acredito que depende muito da condição espiritual de cada um, mas o padre brasileiro Carli literalmente resolveu aos seus próprios modos ir viajar rumo aos céus em balões coloridos.
Até que ponto chegamos.
Padre voador, balões coloridos e desaparecido entre o mar, o céu e as nuvens.
Alguns podem até pensar que o tal padre pegou um atalho é foi direto para o seu lugar celestial.
Nessas aventuras aeroviárias fica uma pergunta: Não é nossa missão aqui na terra?
Acho que em nossa viagem que determinará o dia e a hora não serão balões coloridos.
É negócio é ficar de "pés bem firme aqui na terra"
*Para saber sobre a materia principal, clique no título.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O point da cola - por Márcio Maia


Existe lugares que nos deixam bem acomodados. Há lugares que sempre gostamos de estar. Nossa casa, aquela pizzaria, restaurantes, na poltrona da tv, a cama confortável. Sempre há "um point". Sim, aquele lugar exclusivo de nossa satisfação.
Recife é a nossa cidade e tem também seus muitos lugares acolhedores. Muitos "point". Mas, você sabia que Recife tem um point para se drogar livremente sem ser aportunado por ninguém" Eu "batizei" de point da cola. Cola de sapateiro. Parece ser o melhor e mais acolhedor ponto de usuários de cola de sapateiro do Recife. Sim, parece estranho mas é a pura verdade. A Praça Sérgio Loureto no fim da avenida Dantas Barreto tá o "point dos garotos que cheram cola de sapateiro". Acho que lá eles devem se sentir muito tranquilos. Árvores, grama, sombra e água fresca. Tudo isso bem ali no centro da cidade perto de tudo.
Mas, mesmo sendo um intorpecente e, o quartel da policia ficar a cerca de 500 metros alí é o "point da cola" na cidade de Recife. O descaso também faz seu ponto alí.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Engraçado - O papagaio e o mágico

Um dia o mágico foi se apresentar no navio. O capitão amou o truque e deixou o mágico ficar por lá mesmo, fazendo shows todas as noites. Só que o papagaio, a menina dos olhos do capitão, de tanto observar o mágico treinando, decifrou todos os truques, e começou a gritar os segredos no meio das apresentações:
.
-O coelho está ali, debaixo da mesa!!
.
-A carta tá na outra manga dele!!
.
-O lenço tava no bolso!!!
.
E o mágico sentia mesmo era vontade de matar o tal bicho e colocar na panela, mas se fizesse isso tava desempregado. Até que um dia, o navio foi atingido por uma tempestade e afundou. Não sobreviveu ninguém, só o mágico e o danado do papagaio. E os dois se seguraram por três dias e três noites nas madeiras que restavam do navio.
Até que, no 4° dia, o bicho falou:
-Tá bom, desisto. Onde é que você enfiou o navio?!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Papel de embrulhar pregos - por Márcio Maia


Não sei você já imaginou como é o tipo de papel usado para se embalar pregos. Grosso. Sim, bem grosso.
Grosso seria um adjetivo que gosto de usar ao me referir ao tratamento que muitas pessoas oferecem às outras.
As pessoas estão muito grosseiras ao tratar com seu semelhante. Seja lá em qualquer situação sempre tem alguém de estima raivosa e usando palavras duras para se comunicar. As vezes isso ocorre no comércio. O comércio onde tanto se prega o tal do bom atendimento. Mas aí ainda é uma fantasia ou um conto. Na prática isso não acontece. As vezes si quer podemos indagar algo, fazer uma pergunta. E nós? Usamos muitas vezes esses negócio de estressado para justificar nossa conduta para falar de maneira grosseira. Esse negócio é igual a doença contagiosa. Passa de um para o outro dessa maneira: "Tu és rude comigo então serei rude contigo"
Essa não pode ser a receita. Nem no comércio, nem nos órgãos públicos, nem em lugar nenhum. Grosseria não trás bom estilo de vida.

Era assim que se fabricavam monstros antigamente...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

terça-feira, 8 de abril de 2008

Dinheiro e garotas - por Márcio Maia


Muito dinheiro e garotas bem distante parece ter sido a receita para que o Colégio São Bento do Rio de Janeiro fosse apontado como a melhor instituição de ensino particular do País. Com mensalidades de aproximadamente de R$ 1.500,00 e, onde somente rapazes podem ingressar, o colégio São Bento se destacou no último ENEM.
Será que a receita é essa mesmo? Tem que se pagar caro para se ter um ensino com redimentos satisfatórios?
E as nossas "pobres" escolas públicas? Os ricos pagam altas somas para formarem seus filhos. Os pobre correm atrás de um incetivo do governo e, além das péssimas condições de aprendizado também são obrigados a conviverem não somente com garoras ( que na minha opinião não interferem nos bons rendimentos escolares)mas convivem com o descaso, o perigo, professores despreparados e desmotivados.
*Para saber mais sobre essa matéria, clique no título.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Desabafo ao telefone - por Márcio Maia


Pense numa coisa que muito me incomoda? Eu fico impressionado com a quantidade de pessoas que já tiveram seus aparelhos de telefones roubados. Você conhece alguém que teve seu celular furtado? Acredito que sim. Muitos. Muitos de nossos amigos e familiares já tiveram a perca desses seus objetos dessa forma.
Mas, já pararam para pensar aonde esses aparelhos vão parar? O que estão fazendo com milhares e milhares de celulares roubados a cada dia?
Na verdade, o que existe é um grande comércio sujo por trás disso tudo. E, se há quem compra e procura, é óbvio que tem que haver a oferta.
Comprando produto roubado. Ou melhor, o grande comércio de produto roubado é a grande moda.
Basta andarmos pelas ruas, festas e conhecer pessoas que não tem nenhuma fonte de renda para siquer comprar um saco de pipoca mas, em suas mãos há aparelhos de celular modernissimos e de última geração. Estão alimentando ferozmente a máquina da criminalidade, da injustiça e pessoas honestas sofrem pela ganancia e orgulho de muitos.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Música de Roberto Carlos - De coração pra coração

Vem mais pra cá, chega pra mim
Quero sentir esse som de amor
E ficar assim
Na sintonia da emoção
De coração pra coração.

Eu sou assim, um sonhador
Que encontrou nessa vida
O caminho do seu amor
Deixa o seu beijo me mostrar
O que você não diz, vem cá.

Por essa madrugada afora
Seu beijo no amanhecer
Nós somos só nós dois agora
E tanta coisa pra dizer.

E tudo isso faz sentido
Você me faz compreender
Que tudo é muito mais bonito
O tempo todo com você.

Você e eu e nada mais
E os nossos beijos tem sempre o sabor
De te quero mais
Então não deixe pra depois
Tudo é bonito entre nós dois.

Somos assim, sonhos iguais
A vida cheia de coisas tão lindas
Que a gente faz
Na sintonia da emoção
De coração pra coração.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Engraçado - O lenhador

Um lenhador portuga foi um dia a cidade e viu na vitrine de uma loja uma moto-serra. Curioso decidiu entrar e perante as vantagens que o empregado atribuiu a máquina, decidiu comprar.
Após uma semana cortando árvores com a nova moto-serra o portuga decide voltar a loja para reclamar:
- Antigamente com o machado, eu cortava 30 árvores por dia e agora com esta porcaria não consigo cortar mais de 5.
Admirado o empregado pega na máquina para ver se tinha alguma
avaria. Ao ligá-la ouve-se o característico Vrrruuuuummmmmmm.
Ao que o portuga, assustado, dá um salto para trás e pergunta:
- Epa! Que barulho é esse? ...